Relogio

29 de jan. de 2012

Projeto "Curta Serra" anima o município de Pé de Serra

Muito cinema, debates e atrações culturais é o que promete o Projeto “Curta Serra” a partir desta sexta-feira (27), ás 19h, na Praça da cidade de Pé de Serra, no Território da Bacia do Jacuípe.

O Projeto tem o objetivo de resgatar e incentivar a cultura de modo geral, e de aproximar a juventude carente da arte do áudio visual. A idéia é do estudante de Publicidade Sérgio Souza e do cinegrafista Robson Rodrigues, ambos pedeserrenses.

“Iremos apresentar o cinema à comunidade como sendo uma fonte de cultura e transmissora de conhecimento, pois, esse projeto nasceu da falta de aproximação de nossa população com essa arte, por isso, pretendemos com a exibição ampliar visões, trazendo, além disso, atrações culturais e debates sobre as obras assistidas”, explicou Sérgio.

A estréia do Projeto amanhã conta com a apresentação cultural de Rick do Cavaco e das exibições do filme, “Coronel Delmiro Golveia”, e do Curta, “Segunda-Feira”. Após as exibições será aberto o debate com a participação de Seu Tonica, ator pedesserense do filme Coronel Delmiro Golveia.

O Filme: “Memórias de Pé de Serra”
Baseado em história real, o filme Coronel Delmiro Golveia foi escrito e dirigido por Geraldo Sarno em 1978 e conta a saga de Delmiro Gouveia, pioneiro da industrialização do Brasil, que foi perseguido e assassinado por se recusar a vender suas empresas a companhias inglesas no fim do século XIX e início do XX.

O personagem, interpretado por Rubens de Falco, é mostrado como um ousado e humanista empreendedor que enfrenta o poder dos coronéis e dos trustes internacionais.

Por estar inserida no semi-árido nordestino, e por suas serras exuberantes, Pé de Serra serviu de cenário para o filme. Muitos de seus moradores, a exemplo de Seu Tonica, homens, mulheres e meninos pedeserrenses participaram da narrativa.

Além de Rubens de Falco, atores renomados como: Sura Berditchevsky, Nildo Parente, e Jofre Soares completam o elenco de Coronel Delmiro Golveia.

“A idéia é louvável, pois além de despertar o interesse da população pelo cinema, contempla e incentiva a cultura e memória de nosso povo”, frisou José Fernandes, diretor de Cultura do município.

As exibições acontecerão aos sábados e a cada quinze dias na quadra poliesportiva da cidade, local onde acontece o tradicional São João. Serão apresentados filmes com temáticas variadas, além de atrações culturais e geração de debates acerca das exibições.

FONTE: Interior da Bahia

25 de jan. de 2012

OS PIMPOLHOS NO CARNATAL 2003

No video mostra uma de nossas tradições, o Carnatal, gravado em 2003 o antigo bloco "Os Pimpolhos" em sua última apresentação no circuito da festa. Os Pimpolhos como assim se denominava, era um bloco infântil, onde as crianças tinham seu espaço consagrado nos Carnatais de Várzea da Roça.
Fonte: Portal Várzea e Região

17 de jan. de 2012

Morro do Chapéu é indicado como destino turístico para a Copa do Mundo 2014

O Ministério do Turismo escolheu 184 localidades brasileiras para visitação turística durante a Copa de 2014. Dentre os destinos selecionados 18 são baianos. Os destaques são as ilhas de Boipeba e Morro de São Paulo, que integram o Arquipélago de Tinharé, no município de Cairu, Baixo Sul da Bahia.
As localidades selecionadas pelo Ministério ficam em um raio de 300 km das cidades-sede da Copa, garantindo dessa forma um maior fluxo turístico nas regiões brasileiras, além de uma maior distribuição de renda e consequentemente geração de empregos.
Segundo o Secretário de Turismo de Cairu, Júlio Oliveira, as indicações de Boipeba e Morro de São Paulo como destinos para a Copa de 2014 representa a presença no plano de mídia mundial dos destinos indutores. Por outro lado, significa mais investimentos em infraestrutura e capacitação. “O que a prefeitura já vem fazendo desde o ano passado”, reforça o secretário.
Morro do Chapéu, Porto Seguro, Itacaré, Parque Nacional da Chapada Diamantina, Caraíva, Mata de São João, entre outros, estão na lista divulgada pelo Ministério do Turismo. Para incentivar e melhor estruturar os destinos para a época da Copa, a MTur estima investir R$ 70,5 milhões para campanhas e convênios, tendo preferência na destinação do recurso e na promoção oficial as regiões divulgadas na lista. O Instituto Brasileiro de Turismo também vai investir cerca de R$ 139 milhões para o reconhecimento internacional do turismo brasileiro, estruturando-se para receber um dos eventos esportivos mais importantes do mundo.
Cachoeira do Ferro Doido (foto: Enzo Montmezzo)
Gruta da Boa Esperança (foto: Meio Ambiente Utinga)