Relogio

23 de abr de 2012

Mairi sedia Festa Regional do Licuri

Será realizada no dia 29 de abril em Uruçu povoado de Mairi, a 5ª Festa Regional do Licuri, com a organização da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina - COOPES e com o apoio da Prefeitura de Mairi.

A importância do Licuri para a nossa região foi fundamental para a realização da festa, onde acontece anualmente, e é realizada em pleno licurizal. Onde foram realizadas 4 edições, nos municípios de Quixabeira(2008), Serrolândia(2009), Várzea da Roça(2010) e Capim Grosso(2011).

Confira a Programação da Festa:

09:00h - Celebração da Missa na Comunidade Uruçu, Fazenda Caldeirão - José Santos;

10:30h - Caminhada até o local da festa - Coops, EBDA e Locutores da Rádio;

11:00h - Momento Cultural - Sambadores da Região;

12:00h - Almoço com Sabor do Licuri;

13:30h - Concurso da Quebra do Licuri;

13:40h - Momento Cultural - Debulha Licuri;

14:00h - Desfile da Rainha do Licuri;

15:00h - Dança do Licuri - Rosana;

15:30h - Resultados dos Jurados, Entrega de Prêmios e Encerramento;

16:00h - Momento Cultural com os sambadores Pedrito e Joabe, Samba de Roda, etc.

O Licuri é o fruto de uma palmeira nativa do Nordeste do Brasil, pode ser encontrado em alguns estados, principalmente na Bahia, região de caatinga – municípios de Capim Grosso, Serrolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Jacobina, Várzea do Poço, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Calderão Grande.

Os cachos da palmeira apresentam frutos, cujas amêndoas são utilizadas na alimentação humana, por ser muito rico em ferro, cálcio, cobre, magnésio, zinco, manganês, sais minerais e beta caroteno, tornando-se uma importante fonte de renda para diversas comunidades.

Com o licuri torrado são produzidos diversos derivados como: granola: petiscos doces e salgados, tira gosto, sorvetes, umbuzada com licuri, óleo, hidratante de cabelo, licor, etc.

Através da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina – COOPES, os produtos (doces, azeite, sorvetes, biscoitos, granola, paçoca, artesanatos, bijuterias) são comercializados na Sede em Capim Grosso, nas Feiras da Economia Solidária e de Produtos Orgânicos, Exposições e Eventos Nacionais e Internacionais, destacando-se o Encontro Mundial das Comunidades do Alimento (Terra Madre) realizado em 2004, 2006 e 2008, na cidade de Turim – Itália. Informações do Blog de Agmar Rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário